MENU
Anuncie no Diretorio IOL

Servir - Associação de Apoio à Toxicodependência

Sesmarias - Vale Foro - Apartado 150
2130-999 BENAVENTE

Santarém - Benavente

Actividade(s):

Associações

A Associação Servir, entidade responsável pela criação e funcionamento, entre outras obras sociais, de uma comunidade terapêutica situada em Benavente, começou a tomar forma no concelho de Setúbal, em finais de 1992.

Viviam-se momentos difíceis no que respeita à proliferação dos consumos, nomeadamente, a heroína. As respostas eram nulas ou totalmente inapropriadas a um fenómeno desconhecido ou, em grande parte, mal identificado. Um grupo de famílias de Setúbal, que viviam na primeira pessoa este mesmo fenómeno, decidiram constituir um grupo de auto-ajuda, tendo já, nessa altura, a perspectiva de que prevenção, o tratamento, a reintegração social, a redução de danos e sequelas eram aspectos fundamentais neste universo das toxicodependências.

Sendo a população-alvo a privilegiar, aqueles que mais dificuldades tinham em ultrapassar a sua dependência, dizemos os mais, os mais desfavorecidos, aqueles que na altura já se encontravam em permanente exclusão social. Esta instituição é uma IPSS com estatuto de utilidade pública desde Janeiro de 1997. Tem sede em Setúbal, uma comunidade terapêutica a funcionar em Benavente reconhecida como unidade privada de saúde pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência.