MENU
Anuncie no Diretorio IOL

Frigideiras do Cantinho

Lg. S. João do Souto, 1
4700-326 BRAGA

Braga - Braga

Fundada nos fins do séc. XVIII, 1796, sendo hoje o estabelecimento comercial, no género, mais antigo desta cidade.
Foi criada para a confecção e comercialização das afamadas %u201CFRIGIDEIRAS%u201D, tendo mantido, segundo as antiquíssimas normas do séc. XVII, receita a qual constitui o segredo da sua reputação em todo o país.
Esta casa confecciona as autênticas, verdadeiras e genuínas FRIGIDEIRAS. Já o célebre escritor Júlio Dinis faz referência a este delicioso pastel de carne no seu %u201C Os serões da Província%u201D.
Este estabelecimento sofreu várias remodelações ao longo dos séculos. A maior foi no ano de 1953, com a reconstrução total do edifício. A última ocorreu em 1997 e permitiu a descoberta de importantes achados arqueológicos da época romana %u2013 séc. II e III, que formavam uma parte da Bracara Augusta e que podem ser vistos e admirados no interior.
Esta casa é um ex-libris da cidade de Braga, é motivo de regozijo para os Bracarenses e para todos os visitantes. Em 1999 as FRIGIDEIRAS DO CANTINHO, pela sua notoriedade receberam o prémio %u201COs Galardões da Nossa Terra%u201D (3ªedição).
Em 2000, ano em que se comemora o Bimilenário da cidade de Braga, as Frigideiras do Cantinho entenderam assinalar a data do seu aniversário com o lançamento de um bolo de tradição romana, %u201CO Bolo Romano%u201D %u2013 marca registada. A receita desta doce foi adaptada de um tratado de cozinha, da época romana (De rocoqinaria), cuja autoria é atribuída a Apício, que sabemos ter nascido cerca de 25 anos antes de Cristo.
Na composição desta receita entram vários alimentos de origem mediterrânica, tais como, os frutos secos, o vinho, o mel, as especiarias, para além dos ovos e do leite.
Ao saborear este bolo terá certamente o prazer de reavivar o paladar e a memória de alguns dos nossos doces tradicionais, num sinal claro de que o tempo se encarregou de guardar esses segredos culinários...
Venha ver as ruínas enquanto se delicia com os nossos bolos!
Aos fins de Semana Frigideiras do Cantinho: Até ás 2h. da manhã.
Especialidades: Sameirinhas / Fidalginhos / Tibia / Bolo Romano / Frigideiras
Capacidade: 80 lugares sentados.
Aberto todos os dias.